domingo, 13 de junho de 2010

Favorite Worst Nightmare

Como de costume estava medindo as palavras para começar a escrever.
Decide que só preciso abrir as janelas, e nem viralas para baixo ou para cima, apenas criar mais janelas (não preciso ficar de costas para nada), e deixar as palavras sairem, para melhor entendimento do leitor.

Pior pesadelo favorito.

Não apenas invertendo a construção, mas vendo o que realmente a sustenta.
Uma construção ao contrário, simétricamente (cartesianamente ao contrário), abaixo da minha construção.
Nossa, como não pude perceber, civilizações ameríndias, egípcias e, se me permitir, atlantes já sabiam que a construção perfeita de uma piramide só pode assim ser, se ouver uma piramide ao contrário abaixo da que está à mostra.
Atravessando assim, a fossa e o infinito, ao mesmo tempo.
Não mais sonhando, pois eles me cegavam (fui tolo não percebendo que me cegavam e ainda tentavam me convencer que era assim que eu prefiria ser, cego) como já disse antes.
Tendo pesadelos agora, pesadelos que por mais grotescos e horripilantes me mostram o que é ou não ameaça, o que devo temer ou simplesmente perceber que não está la de verdade.
Os que afirmam que tudo é uma conspiração, que tudo tem um grande plano maléfico por trás e procura uma explicação digna de riso, porém se inclinando forçadamente para o plausível (ao estilo dreamworks), enfim, crentes em geral(os que acreditam de olhos fechados, intransigentes infantis), torcem para que isso seja verdade, pois não querem acreditar que o mundo realmente não tem sentido, direção predestinada ou um plano real com objetivos, eles temem que o mundo seja puro caos e possam ser pegos de surpresa.
Como já dizia nosso amigo Joker: "Experimente introduzir um pouco de anarquia. Afinal eu sou só um agente do caos. Ah! você quer saber uma verdade sobre o caos? Ele é justo.".
Pesadelos, que o são justamente por ser a própria realidade e mostrar a beleza do caos.

Meu arquiteto

Claro que depende de mim, o engenheiro, as decisões da construção, os erros ou acertos teram o meu mérito.
E não é através de escadas que chegarei onde quero. Então, por favor, desconsidere a primeira e segunda opção , e comece a perceber a octigentésima octagésima oitava, ou quem sabe a duocentésima quarta, afinal, crio infinitas.
Me construi de olhos meio vendados, e de mãos dadas aqueles que amo, com uma "planta" na mão.
Nunca sai como planejado, mas não quer dizer que tenha saido pior. Saiu como tinha que sair. Como eu decidi que saísse, afinal respondo sua pergunta admitindo:
EU SOU O SENTIDO.
Feliz? Sim, estamos muito.
O engenheiro confia no arquiteto como não confia em qualquer outra pessoa, e quando ele diz : "Pronto, a construção acabou, abra os olhos, olha a beleza da não simetria das coisas. Chegamos alto, agora cabe a você voltar ao primeiro tijolo e fazer tudo aquilo que acha que tem que fazer, e botar algo em baixo dele. Seu reflexo"
Não me deves nada, mas levar em consideração suas palavras e pensamentos como se fossem meus é o dever que a consciência me impõe.
Poderiamos (nós 2, me desculpe te tirar dessa meu bem) achar que o sofrimento e o que eu abdiquei,e ainda abdico (abdicar do verbo renunciar ou ceder) estão dando forma, valor e sentido para as coisas agora, e que estou sendo passivo de mais, sofrendo as coisas ao invés de agir, e que isso é ruim, pois não estou sendo livre, nem feliz de maneira pura, a priori.
Pena, essa teoria cai por terra quando lembramos (nós 2, me desculpe te tirar dessa irmão) de uma palavra com quatro letras ("clichê ou não me dê a mão", juro que gargalhei essa hora, sou um fanfarrão mesmo) e tudo aquilo que ela representa para nós.

Será que é certo pra você?

Acordo um revolucionário, não importa contra o que é a revolta, rebeldes sem causa, mas rebeldes.
Tomara que as pessoas saibam o que é certo para elas.
"Tomara nada, elas que se danem." diz meu arquiteto fossa.
Mas existe alguém (além dos donos da verdade é claro) que saiba mesmo o que é certo e logo bem para eles, já que não podemos prever o futuro?
Não venha com histórias sobre experiências de vida. Já disse que: "A dita experiência de vida é nada mais nada menos que o maior preconceito de todos, pois errar uma vez, duas vezes, três vezes, quatro vezes, infinitas vezes, é nada mais nada menos que, humano.". Logo não podemos achar que uma pessoa não cometerá o mesmo erro duas, três, quatro vezes ou que um Deus cometerá o erro de uma pessoa.
Não me compare às suas cria(turas)ções minha deusa, mas que fique claro que eu também não posso ser tomado como exemplo.
Em tempos de cinefilosofar de verdade, mais maduro e entendido das coisas, percebendo, criando e "intertextualizando" bem melhor que da última vez, lendo, relendo, de trás para frente e de ponta cabeça, dando sentido as coisas que leio, e ele absorvendo meus sentidos, aposto. Afinal, a nossa história passa como um filme na cabeça (não só na cabeça, aparentemente alguem já a plagiou e trocou apenas maquiagem, cenário, fotografia e trilha sonora. Ou fui eu que botei os nossos?) e eu só espero (apesar de odiar ter a maldita esperança) que você não se esqueça ( pois eu não precisarei esquecer, e se depender de mim [mas quem dera que tudo só dependesse de mim] não vais precisar também, o motivo já sabes.)
Fico triste quando apenas desabafa e não divide ou quando finge ser desnecessariamente forte ou é desesperadamente descrente , e feliz quando divide(desabafando, chorando ou do jeito que preferir). Mas estou aqui para as duas coisas, afinal, amizade (amizade não, Moreira-guerrismo [créditos ao arquiteto]) é pra essas coisas, e qualquer coisa.
Sou completamente fascinado pela sua inconstância, multipolaridade, deformidade e espero que logo que acreditares e entenderes, pela sua totipetencialide.
Espero conseguir te convencer (mostrar que é isso que realmente queres, só que teme, ou acha mais simples não querer) que realmente podes tudo, e és dona da verdade, pois acredite, iria odiar (apesar de saber que é impossível) que fizesse comigo o contrário.

Estou agora de copo vazio.
O que estava dentro está do lado de fora, ao meu alcance.
Coisas que desejo botar pro lado de dentro estão ao meu alcance.
Caso não estejam, nada nem ninguém me impedirá de alcançar.
Nem você, irmão, ou meu bem.

O veredicto foi perfeito.
Justamente por não precisar da perfeição do arquiteto
Mas por ser o engenheiro,
Do jeito do engenheiro,
Com a perfeição do engenheiro,
Porém, feita pelo arquiteto.
Somos mesmo um só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário