domingo, 27 de junho de 2010

13º domingo do tempo comum

comum para vocês, humildes. Para mim, é o primeiro melhor domingo de muitos.

Filosofia

Filosofia (do grego Φιλοσοφία: philos - que ama + sophia - sabedoria, que ama a sabedoria).
Sabe, a etimologia das palavras realmente me faz refletir.
Lógico, são palavras, magia, milagre, aquilo que controla e cria. "No princípio era o verbo." certo? Deus criou o universo todo com palavras.

Filosofia, amor à sabedoria.
mas, diferente do latim, palavras em grego geralmente tem o seu sufixo e prefixo "invertido" para dar real significado.
Por exemplo: Biologia (do grego βιος - bios = vida e λογος - logos = estudo, ou seja o estudo da vida), Geometria (do grego γεω = terra e μετρία = medida, medida da terra ou medir a terra).
Então, façamos o mesmo, Filosofia
(do grego Φιλοσοφία: philos - que ama + sophia - sabedoria, sabedoria do amor) melhor assim.

Sim, quem ama é sábio, e quem é sábio, ama.
"Fazei-vos escravos uns dos outros pela caridade." só pode ser blasfêmia. Se "Ninguém pe mais lidre do que Deus porque ninguém ama mais que ele.". E é verdade, ninguém ama mais que Deus, mas outros deuses amam tanto quanto (logicamente infinito), afinal esse aqui ama. Escravo por nada, minha vontade, liberdade, te amar, e "a nossa liberdade é o que nos prende".
Por sinal, ando meio filósofo nos últimos tempos, mais do que nunca na verdade, mas não essa filosofia rígida, culta e trabalhosa (na verdade não me dou nem o trabalho de escrever) mas a filosofia aparentemente (só aparentemente mesmo, pois me elevo como nunca antes desse jeito) idiota, babona, e ridícula como as cartas de amor de Fernando Pessoa.
Mas filosofia, e filosofia como nunca.

Santuário dentro de santuário

A minha arquitetura não é tão apaixonante e visível a todos como o templo deles, mas a engenharia é muito mais rígida, geométrica, mas bela e tranquila ao mesmo tempo.

Em um lugar onde as paredes literalmente dizem coisas muito mais interessantes do que o "porta (pater) voz (vosso)", a ponto de ensurdecer meus olhos e cegar meus ouvidos, tiro as coisas boas (como sempre deve ser feito) do melhor e do pior de tudo.

Fico feliz assim, se é nesse santuário onde meu santuário está, nossos santuários.
"É na igreja X, igreja Y.. Eles nem sabem qual igreja seguir, eles dizem que vão aonde Deus estiver, mas desse jeito, tem gente que vai até o inferno por Deus." E você padre, não iria?
Eu vou, onde meu Deus (que faz parte de mim e faço parte dele) e meu santuário (que faz parte de mim e faço parte dele) estiverem, já que chega em todos os lugares. E o seu amor não chega?

"Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si...". Que pena tante gente escutar isso.
Espirito e corpo são um só, e as potências e paixões de um afetam o outro. É o famoso exemplo, fique hábil mecanicamente e se sinta mais poderoso, ou fique mal espiritualmente e adoeça.
Não exalte um e destrua o outro, faça um santificar o outro.
"Que v(n)osso Espírito nos una num só corpo e que v(s)osso corpo nos una num só espírito." afinal, dividimos tudo, nossas vidas.


Começa acabando com todas as certezas.
Depois uma paixão sem controlhe.
Agora um amor puro, pleno, eterno, livre, infinito...
Felicidade faz parte da nossa vida, se não desde sempre, agora para sempre.

Um comentário:

  1. Tudo aquilo que une um pequeno grupo o exclui dos demais, isso gera desavenças, sofrimento e guerras. As religiões (sem exceção) são a própria negação de Deus e de Seus esperados princípios.

    ResponderExcluir