domingo, 23 de maio de 2010

Saudade

É, parece que ainda não criaram um nome para fobia de ter saudade.
talvez porque não seja necessário, afinal, saudade é dor? saudade é amor?
perguntas aparentemente simples que nem Spinoza, Descartes, Kant, Crowley ou Cristo responderiam.

Hoje sou saudade.
meus olhos, minha pele, ouvidos, boca, cérebro, principalmente os olhos.
minha voz tenta mentir mas eles não conseguem.
"Não, não é nada."
desculpe, mas que ingenuidade sua acreditar nisso.

(Passado?)
Sinto saudade daquele Deus Rei da minha infância.
Um dia serei forte o suficiente para gravar nome do homem mais importante do universo em minha pele.
se o paraíso( igual para todas as pessoas) existe, ele é exatamente como meu avô escolheria.
e acho que foi por isso que ele foi embora um tanto quanto cedo.
"Vamos logo, preciso de um engenheiro de confiança para construir esse tal de paraíso que os homens tanto desejam."
é o que Deus falaria para ele.

(Presente?)
A saudade do melhor irmão que escolhi.
sabendo que ele vai se tornar um dos melhores deuses do mundo.
que é a melhor escolha para ele, mesmo sabendo que, com o tempo, nos veremos cada vez mais e mais.
As coisas que me ensinou e que mostrou aprender com o pouco que pude ensinar (se é que ensinei alguma coisa além de provar o quanto infantil e tolo sou, mas isso, todo já sabem).
A pessoa que mais mudou minha vida, e melhor, me ensinou a mudá-la, sozinho.
Mas quero que saiba, sozinho nunca, afinal, somos um só.

(Futuro?)
A dor e o amor mais forte, é a saudade daquilo que ainda nem aconteceu.
Sonho com/no presente que somos quase um só,
Lembro do passado onde eu jurei para mim mesmo...achando que tinha autocontrole.
Não idealizo o futuro, penso nele, pois nem o futuro ideal seria melhor que um futuro com ela.
Imaginando que ela (nunca) pode sentir o mesmo.
Sabendo que quase nada mais importa.
Descobrindo que a minha maneira só pode ser a melhor ou a pior maneira.
Percebendo que eu prefiro estar preso à ela do que viver essa dor livre.
Sabe essa incerteza? não? eu também não sei, acho que é só saudade de seus medos particulares.
Continuo..
não ligando para o que eles vão falar.
pois ninguém está aqui no meu lugar.
nem sente o que eu sinto por você.
ninguem entende nada, eles nunca irão saber.

No fundo nunca se toma uma conclusão sobre a saudade.
E é assim,
Com um sorriso no rosto,
e com lágrimas nos olhos ( principalmente os olhos) que vou fingir que consigo pensar em outra coisa.
E é assim,
tão feliz que estou triste ( por não fazê-la feliz ainda)
tão triste que estou feliz ( por conseguir sentir coisas que só ela consegui me lembrar que eu sentí um dia(?), ainda sinto(?), e talvez continue a sentir(?), me lembrando que ainda sou humano).
E é assim,
com unhas e dentes desgastados de tanto lutar, porém mais fortes, sempre.
me atiro do alto, e que me atirem no peito pois da luta não me retiro.
E é assim,
cego, surdo, mudo, e paralizado que a saudade me deixa.
E é assim,
que tiro minhas conclusões.

Acho que é isso a saudade,
todos os sentimentos opostos em um só.
os amores e as dores,
as certezas e as incerteza,
todos nossos deuses e demônios, (não estou olhando da distância certa para saber se estão em um campo de batalha se degladiando ou em uma cama se amando)

Mas quem sou eu para saber o que é o oposto do que?
Sou o cara mais contráditório do mundo.
Nunca "achei" tanto as coisas.

É, a saudade faz isso com a gente.
E se eu estou bem?
"Não, não é nada."

2 comentários: